Ana... na real!: A diferença é o detalhe!

domingo, 15 de novembro de 2009

A diferença é o detalhe!


À cada dia tenho mais certeza que os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso de qualquer tipo de relacionamento são as pequenas coisas. Não são os grandes eventos, as grandes declarações de amor, as estravagâncias, os excessos, as agressões públicas. São os detalhes, o dia-a-dia, as palavras bem ou mal ditas, os gestos dados ou negados.

Você consegue fingir que ama alguém quando faz um discurso apaixonado no meio dos amigos ou escreve um belo texto no orkut para todos leiam, mas não consegue enganar seu companheiro quando acorda desgostosa da vida e o maltrata por bobagens. São mais verdadeiros os bilhetinhos deixados encima da mesa com um 'eu te amo' no final ou o silêncio de um abraço no meio da noite.

É fácil se dizer amiga quando tudo anda bem, quando a pessoa é popular, linda e poderosa. Verdadeiro é estar presente mesmo quando não concordamos com as escolhas do outro, quando existe um problema, quando alguém está sofrendo e precisando de ajuda.

Isso é entrega, cumplicidade e intimidade.... E é raro!

Se existem coisas que 'não tem preço', são os sorrisos despreocupados, as palavras leves, as ligações inesperadas pra compartilhar seja lá o que for, o aconchego de uma mão procurando a outra, uma mesa posta com capricho, as conversas encima da cama, os momentos de contemplação do outro e do mundo...

Não existe nada melhor do que se saber amiga, companheira, cúmplice, ser lembrada, querida e presente. Somente os pequenos gestos nos contam isso e não podem passar desapercebidos! Amo cultivar momentos simples. Dou valor pra isso. Guardo a certeza de que são nestes que os verdadeiros sentimentos são demonstrados.

Passei a tarde com uma amiga muito querida e especial. Amiga de muitos anos. Ela é a pessoa que mais me conhece: sabe todas as histórias, segredos, defeitos e dramas, e ainda gosta de mim! rs Mesmo afastada pelos caminhos naturais da vida, está à distância de uma conversa. Cinco minutos são suficientes para repôr meses de silêncio. Mas por quê? Porque é uma amizade baseada em momentos de confiança, apoio, compreensão, companheirismo.

Simples gestos de amor determinam o quanto uma relação será duradoura. Eles contam as histórias de amizades que vão e vem, mas estão sempre ali, prontas para renascer ao sorriso mais tímido. Contam grandes histórias de amor, que passam por desencontros e crises, mas fazem do outro a única certeza da vida, o nosso amor, o porto seguro, o jardim dos nossos sonhos mais queridos. E basta você olhar de perto cada uma dessas histórias pra descobrir que são fundadas em detalhes.

Há também quem escolha a visão distorcida, utilizada pra trazer tristeza e destruir. Aí tudo é problema: a toalha encima da cama, a pasta apertada no meio, o sapato na sala, o 'bom dia' ou a falta dele, a aproximação ou a distância. Nada escapa de quem vê o mundo de 'óculos escuros'. Quando se perde o amor e o respeito, tudo é negativo, mesmo que insignificante. E são essas pequenas atitudes negativas que vão deteriorando sentimentos e planos. Os sonhos tornam-se pesadelos e aquela sensação gostosa de liberdade e leveza vai embora dia após dia, até desaparecer. Neste momento, tudo morre... e uma nova fase surge: ou a destruição total ou o renascimento, quando se reaprende a viver e desejamos esquecer as feridas da vida e lembrar apenas de como é bom ser feliz. E até isso é um detalhe, um segundo, uma decisão!

Gosto do ser humano porque ele não desiste da vida e com o passar dos anos a gente começa a ver com clareza o que faz diferença... e descobre que é o detalhe!

2 comentários:

  1. O grande problema é que as pessoas cada vez mais usam óculos escuros e não dão mais valor para os pequenos e simples momentos. O mundo seria muito melhor se todos pensassem desta forma, mas isto não ocorre.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, li o texto e deveria ter comentado faz tempo!... mas o João Pedro (tá aí para vc saber o nome do seu mais novo 'sobrinho') tem me dado trabalho e ando passando mal ultimamente...
    Mas hj quero lhe dizer que concordo com você e sei que nossa amizade tem sobrevivido a muitas coisas que passamos. Sabe que te adoro, né? Como diria a Alexia... eu te i love you muito!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir

Escreva e deixe seu contato, ok?