Ana... na real!: Mais coisas entre o céu e a terra...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mais coisas entre o céu e a terra...


"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia." Hamler, de William Shakespeare.

Queria mesmo ficar queita, mas não consigo. Olha que ando exercitando a arte de ficar calada até com um certo sucesso. Não foi à toa que Deus nos deu dois ouvidos, dois olhos e uma única boca. É pra ouvir e observar mais do que falar - tarefa difícil para 99,99% da população feminina mundial. Só que hoje não dá...

Sempre acreditei na frase acima... Talvez por isso o questionamento constante seja uma das minhas características naturais. Sou do tipo que incomoda. Questionar conceitos socialmente aceitos incomoda, bater de frente com as atitudes ditas "normais" incomoda, mostrar que está atenta a tudo e a todos incomoda mais ainda.

Acho mesmo que existe muito mais entre o céu e a terra do que se pode supor, mesmo para pessoas que como eu gostam de descobrir, e digo mais: MELHOR ASSIM!

Já pensou se soubéssemos tudo, de uma vez? Se tudo nos fosse revelado? Que caos seria! Quem é que se acha tão superior assim, acreditando conhecer todas as complexidades da existência? Eu não conheço e não me condeno por isso. O véu que encobre as verdades do universo é retirado aos poucos e apenas na hora certa. É preciso busca sincera e humildade, além de paciência.

Tive a oportunidade de falar sobre humildade nas últimas semanas e acredito ser ela a responsável pelo aprendizado. Sendo humilde ganhamos a chance de aprender o que o outro tem a nos ensinar conscientes de que não somos melhores do que ninguém, que todos estão na mesma estrada... Quem ostenta conhecimento fecha os olhos para o crescimento pessoal. O importante é saber filtrar. (nossa... até me lembrei de uma situação que instruí muito "filtra tudo!" rs) Absorver apenas o que é relevante. Deixar o resto pra lá... Não se deve perder tempo com bobagens.

Nem precisamos falar só das verdades universais... As verdades pessoais também são alvo dos meus questionamentos e da minha vontade de conhecer. A diferença entre as pessoas é, no mínimo, fascinante. Se não fosse assim, não se completariam. Se poucos são os que podem dizer que se conhecem, imagine conhecer ao outro! É outro mundo! O outro é um universo de possibilidades.

Imagine se tivéssemos legenda? Se pensássemos e as letrinhas indiscretas saltassem abaixo do nosso rosto contanto ao mundo tudo que pensamos ou sentimos? Seria o fim! Certeza! Boa mesmo é a descoberta natural e interessada. Isso é gratificante. Observar o outro com tanto cuidado e descobrir um outro universo. O difícil é aceitar, não é? Aí já é dom - o dom de aceitar o outro como é.

A vida não me deixa quieta um minutinho siquer. Me cutuca mesmo. Cada dia é uma provação. Cada momento uma descoberta. Até quando não quero, realidades diferentes invadem meu universo e sou obrigada a questionar, refletir, repensar e filtrar... construir, destruir e reconstruir conceitos. Tudo fica do avesso até que consigo encaixar as peças e descobrir porquê passei por isso ou por aquilo. Sempre descubro.



O que me intriga são as minhas reações...

Meu pedido mais querido é sempre por sabedoria, por entendimento. É o que peço cada vez que fecho meus olhos em prece. Hoje redobro meu pedido... Nunca precisei de tanta sabedoria e tanto entendimento.

[ Não consigo ser muito específica ainda, pois não juntei todas as peças... Poucos entenderão esse post. Registro apenas minha humilde consciência do quanto há para aprender sobre a vida, o universo e as pessoas. ]

6 comentários:

  1. Precisa treinar mais!!!
    Sensei.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Aninha, essa foi mesmo difícil...
    Que venha a seqüência em breve, pô!

    Ivo

    ResponderExcluir
  3. Preciso treinar muito mais mesmo, sensei!

    ResponderExcluir
  4. Ivo sensei,
    Quero muito publicar a sequência e em breve.
    Precisa só fazer sentido pra mim. Senão vocês ficarão doidos com o post. rs
    Bjoka.
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Essa é boa
    estou pesquisando para um trabalho de filosofia

    ResponderExcluir
  6. Seu texto traz à tona o q poucos desejam: entender q nem td o sabem, denotar o conhecimento máximo. Gostei do seu post... espero q a seqüência seja instigante e, ao mesmo tempo interessante, como esse seu pensamento descrito nas linhas acima. Meus parabéns...

    ResponderExcluir

Escreva e deixe seu contato, ok?