Ana... na real!: Shodan - O início

domingo, 28 de março de 2010

Shodan - O início


Parece contraditório, mas meu exame ontem para Faixa Preta de Aikidô (Shodan) foi o MARCO DO INÍCIO - início do caminho, início da compreensão diante tudo que aprendi até hoje dentro do tatame e que refletiu em cada instante da minha vida.

Meu sensei já tinha antecipado como me sentiria antes do Shodan e ele estava certo. De forma inexplicável e surpreendente, os meses que antecederam esse marco foram de mudança profunda e definitiva, como se a vida estivesse se encaixando, encontrando seu centro, como se as muitas perguntas que carregava no coração fossem enfim respondidas. Momentos de encontro: comigo mesma, com meus sentimentos, com meus sonhos. Reconquistei o brilho nos olhos e a fé em ser plenamente feliz. As dúvidas transformadas em certezas. Algumas bem duras e complexas, mas necessárias, como a compreensão do que é realmente importante e a clareza ao escolher as pessoas que continuarão (ou não) comigo no caminho daqui pra frente...

Um verdadeiro período de crescimento e consolidação de princípios.

Ainda não sou capaz de falar sobre o meu exame em si e acredito que nem serei em tempo algum porque a emoção foi bem mais forte do que o esforço, determinação e empenho de cada movimento realizado. Emoção maior do que é possível explicar. Não me lembro de nada... Lembro apenas do olhar firme da minha ukê, Carlinha sensei (...que honra fazer o exame com ela!), e da emoção ao ouvir os aplausos dos amigos ao redor quando o exame chegou ao fim. Somente neste momento retomei a consciência e entendi que a etapa acabava ali e que começava outra muito mais importante...

Ouvir o sensei falando sobre mim, minutos antes de me dar a faixa preta, fez com que um filme passasse diante dos meus olhos. Foram anos de superação, de descoberta sobre mim mesma, de coragem ao encarar o que eu definitivamente não sabia fazer, de lutar dentro e fora do tatame para conquistar o que é mais precioso: o autoconhecimento.

No início, tinha como objetivo ser o orgulho dos que me ensinaram. Achava que era o objetivo mais nobre, afinal, apesar de não precisarem de mim, sempre me quiseram por perto, lutaram por mim, me defenderam, acreditaram, sempre viram a Ana que eu mesma não conhecia até chegar aos meus próprios limites e descobrir do que sou capaz. Porém, ontem, tinha no coração a certeza de que faria o exame por mim e por mais ninguém. Entendi que já tinha conquistado há muito tempo o orgulho, o carinho, o amor e o respeito de todos que estavam ali porque tive por eles o mesmo sentimento durante esses anos. Eles observaram de perto toda a minha transformação, eles me conhecem. O exame foi, sim, uma festa em comemoração a isso tudo... Foi um presente que conquistei com cada gota de suor, cada explosão de dor, cada lágrima contida, cada alegria pela superação. Não senti medo, senti responsabilidade e não fugi dela, como não fujo de nenhuma das minhas escolhas, como encaro os meus sentimentos, sonhos e até os meus medos. É parte do crescimento pessoal reconhecer nossa face humana... e identificar a divina.

Escreveria a vida toda se tivesse a pretensão de agradecer a todos os personagens desse meu caminho... São tantas histórias, foram tantas lágrimas e tantas alegrias! Impossível ser justa quando existe o desejo de agradecer aos que me proporcionaram chegar ao momento em que coloquei a faixa preta na cintura... mas vou tentar... Peço perdão aos demais, mas preciso falar de três pessoas em especial...


Agradeço ao nosso sensei, Marcelo. Foi seu carisma e sua energia que mantiveram viva em mim a vontade de treinar aikidô mesmo depois de anos sem contato e me trouxeram de volta para não mais sair. Você não pode imaginar que homem iluminado ele é! Sensei de aikido e de vida, sensível aos nossos sentimentos de tal forma que até nos assusta. Ele sente... tudo... de alguma forma... Ele é o coração do nosso dojo, o coração Takemussu Aiki. Sem ele, essa história não poderia ser contada, porque foram as lutas que travou que fizeram esse caminho possível para cada um de nós. É presente, atento e dono de uma energia impressionante. Forte em suas convicções e exemplo de guerreiro. Obrigada, Sensei... Muito obrigada!

Agradeço, do fundo do coração, ao sensei e amigo Daniel Melero. Não foi apenas o sensei que me ensinou a cair, a levantar, a encarar quem quer que fosse e que "aumentou minha capacidade pulmonar" (como ele gosta de dizer). Foi o sensei que me deu apoio e se tornou um amigo para todas as horas (mesmo!). Foi o amigo que não me deixou ir embora... que me segurou quando a emoção queria falar mais alto do que a razão... que foi duro para me chamar a atenção inúmeras vezes para as verdades da vida e me ajudou a enxergar quem eu sou... que me ensinou muito e provou que sua juventude não o impede de ser um homem de valor! Obrigada, Dani... Sua discípula aqui deve muito a você.

Agradeço ao meu sensei, amigo e médico Luis Melero. (êh família de malucos maravilhosos!) Posso dizer que se você passa por ele, é capaz de passar por qualquer coisa na vida! E não estou exagerando. Homem de grande valor, difícil de entender e fácil de amar. Espanhol de coração enorme, um monstro de lições de vida! Passei por ele para, ontem, receber um abraço apertado e a declaração de que estava orgulhoso de mim... Inesquecível!

Obrigada por me ensinarem o que é BUDÔ... Obrigada por tornarem possível o momento que vivi ontem. Nunca vou me esquecer, nunca.

Registro também meu agradecimento sincero às minhas "irmãs-monstro", Carla e Flávia. Com a Carlinha fiz meu exame e para homenagear a Flavinha estava com unhas vermelhas e impecáveis! Monstrinhas sim, mulheres e femininas sempre! rs Agradeço também às minhas monstrinhas Cinthya e Tasciane. Vocês são meu orgulho e a amizade de vocês meu bem precioso. Precisava falar das meninas, não é? rs

Finalizo abrindo meu coração...
Pela primeira vez, a solidão não me acompanhou no exame... Eu não estava sozinha... Meu coração estava completo, pleno e feliz.
Obrigada, meu amor... Obrigada por fazer parte da minha vida, obrigada por fazer a diferença e por ser exatamente como é.


Agora... o Caminho continua!!!

11 comentários:

  1. Que legal, Ana. Fiquei bem feliz por você. Que seja só o começo! Abraço pra toda a turma. =)

    ResponderExcluir
  2. Sininho... Belíssimas palavras e homenagens. Foi muito bom e uma honra muito grande compartilhar esse momento tão grandioso para todos nós, especialmente para você, o Sérgio e eu. As homenagens em particular, muito apropriadas e muito merecidas. É mesmo uma benção termos conhecido e termos sido acolhidos por seres humanos tão especiais, maravilhosos e extraordiários.
    Agora vamos zelar e honrar nossa tremenda responsabidade :^)

    ResponderExcluir
  3. Minha querida,

    Como lhe disse, você fez por merecer cada centímetro da sua faixa.
    Eu conheço sua luta, e muito do que você teve que superar para chegar até aí. Por conhecer a sua vida, também soube ler nas entrelinhas do seu texto e sei como seu coração hoje bate mais leve, mais feliz.
    Eu me orgulho de você, que sempre foi minha referência feminina mais próxima no dojô. Com você eu entendi o significado de ser dura, sem perder a ternura.
    Que todos os CAMINHOS se abram para você, mas, estou certa, se algum emperrar, você tem a força necessária para abri-lo a golpes de aikido!
    ANA SENSEI, domo arigatô! Obrigada por ser minha amiga de todas as horas... Sua monstrinha, Ci

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Aninha... parabens por mais esta conquista em sua vida!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Nossa! que saudade de todos, espero voltar aos treinos ano que vem, esse ano irei me dedicar 100% nos estudos, na facul, estou com muita s saudades do aikido, e ano uqe vem com certeza eu e meu irmão voltaremos a treinar.

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    antes de mais nada, PARABÉNS!
    Foi uma honra ter sido sua ukê no exame.
    Tenho muito orgulho de você. É muito bom ver "mais uma de nós", lá na frente, sentada ao lado dos faixas pretas...
    Ainda me lembro do seu primeiro dia: olhar curioso, movimentos desajeitados, um misto de ansiedade e nervosismo. Sempre soube que você tinha força de vontade suficiente para continuar. Como você mesma diz: você não é pequena, é "concentrada"! E bota concentração nisso...
    Só nós, mulheres, sabemos como é difícil: enfrentar treinos árduos; aguentar os homens brucutus (que são duas e até três vezes o nosso tamanho, e, por mais que tenham cuidado, são sempre mais broncos); ignorar as incômodas cólicas; abstrair as queridas TPMs; conviver com TODAS as dores; colocar um vestido, olhar-se no espelho e concluir que você mais se parece com um pêssego amassado (sim, cheio de marcas e hematomas) do que uma mulher delicada de pele clarinha... Unhas feitas? Só duram UM treino... rs
    Em meio a tanta testosterona e desodorantes vencidos, não podemos nos deixar levar pela "insanidade" masculina. Esse é nosso outro grande desafio: sermos firmes como katanas e, ao mesmo tempo, continuarmos delicadas como flores de cerejeira.
    Vi você passar por todas essas dificuldades e hoje, posso dizer que é uma grande lutadora. É claro que ainda há muito a ser aprendido - como você mesma colocou, Shodan é o Início.
    Mas, por hoje, comemore. Porque você, mais do que ninguém, sabe que merece essa vitória suada!!
    beijos com carinho
    Carla.

    ResponderExcluir
  7. Aninha, muito legal tudo.
    Fico feliz em poder participar pelo menos da sua emoçao mais irei te ver lutar viu. CLARO que de longe para nao apanhar.....rsrsrsrsr
    Te adoro Aninha.
    Mil bjs

    Renatinha

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Aninha...
    Não desista nunca...
    Queria ter visto... mas td bem.
    seja feliz...
    bjão

    ResponderExcluir
  9. Parabéns mocinha!!! Você merece muito essa faixa! Tenho certeza que vai honrá-la e continuar quebrando todo mundo do dojo :)

    Cuide-se por aí e mande um abraço para o povo.

    Beijos,
    Rafa

    P.S.: Desculpe a demora, só vi a notícia hoje :(

    ResponderExcluir

Escreva e deixe seu contato, ok?