Ana... na real!: Ajeitando as velas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ajeitando as velas

...



Os ventos mudaram e está na hora de ajeitar as velas.


Meu silêncio pode até parecer reflexo de uma rotina pacata e tranquila... Engano! Não tenho é tempo, nem espaço, para expressar o redemoinho de mudanças que estou vivendo. Entendo a angústia dos queridos amigos, daqueles que realmente me guardam no coração e sentem minha falta. Peço apenas que entendam que o momento é, sim, de retiro.

Os ventos mudaram! Sofri durante anos temendo que isso não acontecesse. Perdi a fé em muitos momentos. Deixei de acreditar nas pessoas e coloquei meu relacionamento com Deus em xeque mate. Sorte que nós (eu e Deus) tratamos disso com toda a sinceridade do mundo. Acredito inclusive ser essa a razão da mudança atual, a sinceridade. Chorei quando as lágrimas eram inevitáveis, protestei veemente quando não concordei com a vida, lutei quando decidi que desejava pra minha vida um rumo diferente do que me era imposto. Agora meu coração é só reflexão, preparo, planejamento, alegria e coragem. Tenho, enfim, a oportunidade de ajeitar as velas do barco e usar a força do vento que me impulsiona para a frente, para novos desafios.

Trago à mente a imagem de uma daquelas tempestades cinematográficas no mar, com marinheiros determinados a salvar a própria vida. Não há tempo de pensar em outra coisa qualquer. É vida ou morte! No treino de aikido ou de qualquer outra arte marcial também é assim. Você não pode ter mais nada na mente, precisa de foco total, dedicação completa e complexa. É necessário relacionar-se com o ambiente, com as pessoas, integrando movimentos e energia para alcançar seu objetivo maior. Esse princípio se aplica em qualquer área da vida, na profissional, pessoal e amorosa.

A hora é de usar toda a "teimosia" que me é característica para desenhar os caminhos do meu futuro, com segurança e clareza, sem fantasias, sem devaneios. É hora de agir. Tanto tempo de reclusão me ajudou a observar, refletir, sentir e reunir conhecimento e estabilidade emocional para colocar em prática agora. Sem esse tempo não estaria preparada. Hoje vivo paz, amor, confiança, crescimento, com todo o meu coração.

Existe risco? Sim, claro! Onde não corremos riscos? Os ventos mudam e a decisão é: ajeitar as velas ou deixar o barco afundar?

Tomei a minha decisão.

...

10 comentários:

  1. Oi Ana ... tb assumi o leme do meu barco. Tanto tempo e estamos sempre no mesmo degrau.Só orgulho. Muuuita saudades. Bet Gallo

    ResponderExcluir
  2. Grande samuraizinha...
    Senti este turbilhão de momentos em todos estes anos de convívio contigo...
    Mas pelo seus "wazas" podia sentir o quanto és firme em sua jornada...
    Que estes "ventos" assim como vieram a mim no caminhar com o Tigre, te leve a mares de crescimento e sabedoria.
    Marcelo Sensei.

    ResponderExcluir
  3. Bet!!! Sabia que teria notícias suas!!! Qta saudade. Como é com saber que estamos sempre no mesmo degrau... Pra mim é uma honra estar no mesmo passo que uma pessoa fantástica como você. Obrigada pelo recado e pelo carinho infinito.
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querido Sensei!!!
    São os "wazas" que só nós conhecemos, não é mesmo?
    Bjo e saudade.

    ResponderExcluir
  5. Andres... Quanto? 21 anos de amizade? rs Estamos ficando velhos, hein? rsrs
    Bom saber que gosta dos meus textos. Isso sim me incentiva!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. querida amiga, quem sou eu ? crescemos juntos no aikido, e chegamos ao primeiro degrau, sim sou eu amiga, sinto sua falta, mas sei que esta depois de ler acima, enfrentando uma tempestade, sabe em minha vida e minha profissão, tive muitas e ainda tenho, mas se isso pode te ajudar, respire fundo, e continue a NADAR, pode parecer bobo mas depois vc vai entender o que digo.
    forte abraço
    sergiao

    ResponderExcluir
  7. Meu querido amigo e companheiro no caminho, Sergião... Obrigada!!! Sempre aprendo muito com vc, desde os primeiros dias. Prometo que continuarei NADANDO até descobrir a razão disso tudo.
    Abraço e obrigada por fazer parte da minha vida.
    Ana

    ResponderExcluir

Escreva e deixe seu contato, ok?